Janeiro 12, 2018 writeideas

A importância de um blog corporativo

Há uns anos, quando os blogs começaram a estar na “moda”, surgiram como projetos pessoais. A maioria dos blogs apresentava-se como um espaço onde os autores escreviam sobre temas do seu interesse pessoal, como culinária, turismo ou desporto. Alguns desses projetos evoluíram para dinâmicas mais profissionais e as marcas começaram a ver interesse em anunciar nos blogs. Isto porque muitos desses blogs passaram a ter muitas visualizações, muitos seguidores, muito impacto. E as marcas querem aparecer onde os seus potenciais públicos de consumidores estão e onde as possam ver. As chamadas “figuras públicas” também passaram a ter os seus blogs pessoais, integrados numa estratégia de marketing pessoal. É muito comum desportistas, atores ou apresentadoras de televisão terem o seu próprio blog. Também nestes casos, muitas marcas têm interesse em estar presentes, por isso anunciam nestes espaços com o objetivo de serem vistas por potenciais clientes.

As marcas estão, portanto, despertas para a necessidade de aparecerem no meio digital e para a importância de surgirem associadas a certo tipo de conteúdo. Mas talvez a maioria ainda não se tenha apercebido da relevância de ter o seu próprio conteúdo… original, bem escrito, onde possam incorporar informação sobre os seus produtos e serviços.

Para que servem os conteúdos? Para vender!

Os conteúdos de um blog prendem-se muito com o chamado inbound marketing ou, numa tradução literal, “marketing de atração”, que é uma estratégia de produção de conteúdos para atrair potenciais clientes ou públicos interessados para o site/blog de uma empresa, marca ou instituição.

O objetivo é que os potenciais clientes/utilizadores de uma marca (seja uma marca de produto ou uma instituição, autarquia, clube desportivo, etc) encontrem a marca quando pesquisam pelos assuntos do seu interesse. Ou seja, as marcas não vão atrás dos potenciais clientes, eles é que chegam até às marcas. Como? Através de conteúdos de interesse disponibilizados por essas marcas, empresas ou instituições. Isto faz-se, em grande medida, através de um blog corporativo. Os sites são ferramentas de comunicação úteis, mas com dinâmicas diferentes. Um site apresenta a empresa, oferece notícias e informação útil e prática. Já o blog, aprofunda essa informação, oferecendo conteúdos escritos, de imagem ou vídeo que sejam relevantes em determinado assunto. O blog constrói autoridade, faz com que a empresa/marca seja uma referência no mercado em que atua. E fornece informação intemporal, que perdura para que possa ser novamente partilhada a qualquer momento. Um site e um blog são ferramentas distintas e complementares numa estratégia de marketing digital.

Esta é uma maneira de trabalhar a parte comercial do negócio de forma indireta. O objetivo é o mesmo da publicidade: o objetivo é vender. Mas a estratégia é diferente, é complementar à abordagem comercial direta e às notícias disponibilizadas nos sites institucionais ou nas redes sociais. Assim, ao mesmo tempo que os consumidores veem um anúncio de uma determinada marca na televisão, na internet ou numa revista… ao mesmo tempo que leem uma notícia no site, também se deparam com a marca quando fazem as suas pesquisas online. Encontram a marca sem a procurarem… consomem conteúdo sobre a marca quando procuram conteúdos sobre um tema que lhes interessa.

Dando um exemplo concreto: alguém que se interesse sobre alimentação saudável e biológica, ao pesquisar sobre este assunto, depara-se com um artigo sobre produção de maçãs biológicas. Vamos imaginar que esse artigo faz parte do conteúdo de um blog de produtores de fruta biológica. A marca investiu na produção de um blog de conteúdos com o objetivo de ter autoridade na matéria, de mostrar que é especialista, de aparecer mais bem posicionada nas pesquisas dos motores de busca quando os internautas pesquisam sobre estas temáticas.

O Blog como ferramenta de partilha

Um blog é uma ferramenta de comunicação que deve ser integrada numa estratégia global de marketing. Trata-se de uma ferramenta que permite fazer aquilo que os internautas de todo o mundo mais gostam de fazer, nomeadamente nas redes sociais: PARTILHAR. Os blogs são ferramentas de partilha de informação, permitindo a partilha de links com conteúdos, que podem surgir em sites, nas redes sociais ou até noutros blogs. Sendo uma ferramenta de partilha, um blog permite uma enorme interação com os consumidores, não apenas através das partilhas, mas também através dos comentários e opiniões de quem lê. As empresas que percebam a vantagem de ter um blog corporativo (estratégia já muito utilizada noutros países, mas ainda pouco explorada em Portugal) vão ser inovadoras e estar à frente da sua concorrência.

Um blog corporativo permite:

– captar novos clientes de forma orgânica;

– fidelizar clientes;

– aumentar a notoriedade e credibilidade da marca e criar autoridade no mercado em que a marca atua;

– criar conteúdos intemporais, que podem ser partilhados a qualquer momento em vários canais: site, redes sociais, etc. Um blog alimenta as outras plataformas e ferramentas de comunicação.

Para que esta estratégia seja bem conseguida é fundamental criar conteúdos de qualidade, que tenham em conta técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que as expressões certas façam parte dos conteúdos e estes possam ser mais facilmente “capturados” nas pesquisas dos internautas, ou seja, para que apareçam mais facilmente nos motores de pesquisa de forma orgânica (não paga). Também é necessário dar algum tempo para que a estratégia dê frutos. Trata-se de um trabalho de continuidade e os resultados podem não ser imediatos, mas vão ser sustentados a longo prazo.

Um blog corporativo vai gerar credibilidade, confiança no público, vai fidelizar os consumidores ou utilizadores dos serviços. Os consumidores exigentes são cada vez mais ávidos de informação. São exigentes e bem informados, mas também são esses que estão dispostos a ser mais fiéis a uma marca ou produto de que gostam. E estarão mais dispostos a recomendar essa marca, a partilhá-la e a falar sobre ela. Um consumidor assim vai ser o melhor embaixador de um produto ou serviço! As marcas que trabalham bem, com muita qualidade e que acreditam no que vendem só têm a ganhar em partilhar informação. Um blog corporativo é a melhor forma de o fazer.

Susana Veloso
Write Ideas

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