O homem sempre arranjou maneiras de comunicar desde o início da sua existência mas, se outrora era uma necessidade básica, hoje ultrapassa, em muito, a simples forma de se expressar. Com a evolução dos tempos, as necessidades criaram outras formas de interagir e vai longe, muito longe, o tempo em que o pombo correio ou os sinais de fumo, tinham um papel fundamental.
Hoje as variantes na comunicação são um pilar base na sociedade. Já ninguém consegue “sobreviver” sem a tecnologia que evolui ao ritmo de um “piscar de olhos”. O que ontem era novidade, amanhã já está ultrapassado e o futuro é já amanhã.
É aqui que surgem as novas formas de comunicar tanto de carácter institucional, como comercial ou informativo. As novas plataformas são essenciais para poder acompanhar o ritmo de uma sociedade em rotação constante. Quem não acompanha o ritmo ou menospreza as potencialidades que as tecnologias oferecem, perde “a carruagem”.
É neste contexto que são de extrema importância as redes sociais como forma de contacto de proximidade e interação rápida, com discurso simples e direto, mas que exigem técnicas concretas e acompanhamento permanente para que alcancem o objetivo pretendido, no que concerne a entidades específicas. É que saber comunicar é ganhar. E é aqui que entram os profissionais de comunicação.
São eles que estudam e adequam a comunicação de acordo com o seu target. Páginas como o Facebook, Instagram ou Twitter, são dos meios mais rápidos de alcançar determinado público. Têm dinâmicas diferentes, logo formas de comunicar diferentes. A estas podem-se juntar os sites e as várias janelas que podem conter. A composição destas janelas pode ditar o sucesso ou insucesso da página de uma marca, seja ela qual for. O conteúdo é crucial. Seja de uma autarquia, a uma marca comercial, passando por uma entidade institucional, o conteúdo correto pode assegurar a vitória ou a derrota, do interesse e fidelização do pública nessa “marca”. Esta é a importância da comunicação e, logo, de um vencedor.
Então se num site se acrescentar um blog, é como colocar “a cereja no topo do bolo”. Não é só mais uma página, é uma janela de oportunidades para contar histórias das mais variadas interligadas ao “produto” que se pretende divulgar. Histórias que cativam e fidelizam os leitores, que assim acedem com maior regularidade ao site, ao Facebook, ou a outra plataforma onde possam ter acesso às novidades. Mas porque nem só de escrita se faz a comunicação, a fotografia e o vídeo também têm o seu lugar muito próprio. Não é por acaso que se usa a expressão que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Escrita, fotografia e vídeo, formam um “cocktail” excecional em comunicação. Saber usar esta forma de comunicar, não é para qualquer um. Os profissionais da área são os experts que conhecem as técnicas certas e as conjugações perfeitas na forma como utilizar este “cocktail”, seja na versão completa ou fracionada. Com eles se pode decidir o caminho certo para ganhar, porque saber comunicar é… saber alcançar o sucesso.
Não é por acaso que marcas conceituadas internacionalmente apostaram em força nestes meios de comunicação. Mesmo com créditos firmados as marcas bem implementadas no mercado, sabem que não podem ficar a descansar sob os louros alcançados. A atualidade comunicacional vertiginosa, requer uma resposta igual ou mais agressiva por parte das marcas por forma a manter ou ganhar mais público. Cada vez mais as tendências e as novas tecnologias ditam a forma de comunicar e cabe aos agentes económicos acompanharem, ou não, esta realidade. Se o não fizerem podem ver-se relegados para patamares que não correspondem às expetativas e, por vezes, ditam o insucesso.
Investir nestas formas de comunicar é uma aposta para que alguns ainda não estão despertos, ou receiam feedbacks menos positivos. É o lado menos agradável, mas que também faz parte do processo. Saber contornar esse lado, minimizar as críticas ou tirar daí conclusões, também é uma forma de aprendizagem para melhorar o que se pretende fazer chegar ao consumidor. Uma forma positiva de reverter e aproveitar para melhorar o que se tem para oferecer. E é a comunicar que a gente se entende. Tudo passa pela comunicação. Comunicação profissional, experiente e entregue a quem sabe do ofício. Porque este tipo de comunicação, não é para todos. Só para o que têm visão no futuro e aposta no profissionalismo e na competência. Esses são os vencedores, para quem o amanhã é hoje.
Tudo isto porque comunicar é…ganhar!