Outubro 20, 2018 writeideas

A importância dos conteúdos no marketing digital

O marketing digital é um universo vasto (cada vez mais vasto!) de ferramentas, redes sociais e plataformas de que as empresas e as marcas podem tirar partido para comunicar os seus produtos ou serviços. Existindo tantas ferramentas e possibilidades dentro do amplo chapéu que é o marketing digital, é essencial definir uma estratégia adequada ao objetivo de cada marca. A estratégia deve estar de acordo com os objetivos a alcançar. O que é que sua empresa pretende? Ter mais visibilidade? Lançar ou potenciar a uma marca nova? Vender diretamente através do site? Ter notoriedade e ser uma autoridade num determinado tema? Defina os objetivos!

marketing de conteúdo

Depois de inumerados os objetivos, é importante definir uma estratégia, que passa por determinar em que redes sociais a empresa deve estar presente e que tipo de conteúdos. Os conteúdos a publicar devem ser coerentes entre todas as plataformas e obedecer aos objetivos definidos, mas não devem ser exatamente iguais em todos os casos.
Cada rede social tem a sua dinâmica própria e isso deve ser respeitado. Enquanto o Facebook e o Instagram, por exemplo, estão mais direcionados para o consumidor final, uma rede como o Linkedin alcança mais os públicos profissionais e os negócios B 2 B ou a prestação de serviços direcionada para empresas e profissionais. Desta forma, os conteúdos devem ser produzidos especificamente para cada rede social, conforme a sua dinâmica e a audiência que pretendemos alcançar.

A sua empresa não é uma teenager!

O Instagram privilegia imagens e pequenos vídeos. O vídeo é, cada vez mais, um recurso a usar e explorar nas redes sociais. E não é necessário recorrermos a vídeos muito elaborados. O consumidor quer ver como se faz, quer explicações sobre algo, quer assistir ao que está a acontecer (em direto, de preferência). Claro que um vídeo institucional, mais cuidado e elaborado, continua a ter o seu lugar numa estratégia de marketing e comunicação. Mas esse tipo de conteúdo tem o seu espaço e o seu tempo, enquanto os pequenos vídeos produzidos para as redes sociais têm um tempo mais imediato. Ainda assim, também neste caso a sua empresa deve definir objetivos e estratégia. Não produza um conteúdo de vídeo apenas “porque sim”. A sua empresa não é uma figura pública ou uma bloguer. Divulgue vídeos que tenham interesse real para os seus clientes, consumidores, utilizadores. Vídeos explicativos, vídeos com caraterísticas dos produtos, vantagens, benefícios, guias de utilização, etc. Vídeos de eventos também são algo a considerar e um tipo de conteúdo que as pessoas gostam de ver. No caso de eventos, apresentações, lançamentos ou feiras, por exemplo, divulgue pequenos excertos do que está a acontecer em direto e permita que os seguidores da marca sigam, de facto, o que se está a passar. Divulgue no momento, não guarde para mais logo. Mas divulgue só quando for relevante! É esta a minha opinião, independentemente da loucura a que muitas vezes assisto de publicação de vídeos a todo o momento por dois motivos: por tudo e por nada! Pilhas de conteúdo não são sinónimo de bom conteúdo e não garantem que esse conteúdo fique marcado na mente do público que a sua marca quer atingir. Além disso, não se esqueça: a sua empresa não é uma teenager que publica fotos e vídeos a cada 30 minutos nas redes sociais. A sua empresa quer vender produtos ou serviços e captar públicos, nomeadamente públicos com capacidade crítica, públicos que formem uma opinião e comprem. Mas, mais uma vez: isto depende do negócio e dos objetivos de marketing e de branding de cada empresa, nunca esquecer!

copy writing

Tem uma ideia? Escreva um conteúdo!

Da mesma forma que os conteúdos vídeo devem ser definidos conforme o que cada marca quer comunicar, o mesmo acontece com os conteúdos de fotografia e (muito importante!) com os conteúdos escritos. Sim, os conteúdos escritos são muito importantes! Tem uma ideia? Passe-a à escrita e divulgue-a! A realidade é feita de imagens a mil à hora, em direto, sempre novas e sempre a entrarem pelos nossos olhos a todo o momento. Na verdade, a frase “Uma imagem vale mais do que mil palavras” continua a ser verdadeira. Mas isso não retira importância ao conteúdo escrito. Vejamos:

  • O conteúdo escrito é a base da estratégia de marketing digital e de todos os outros conteúdos.
  • O conteúdo escrito vale por si e alimenta os sites, sendo que estes continuam a ser uma peça fundamental numa estratégia de marketing digital.
  • O conteúdo escrito permanece de forma diferente. Se a sua empresa/marca tiver um blog corporativo ou temático, ou uma zona dentro do site com conteúdos relevantes, esses conteúdos vão permanecer no tempo, até porque são da sua empresa e não da rede social onde os partilhou (nesse caso podem ser eliminados a qualquer momento).
  • Todos os conteúdos têm que ser pensados e isso começa sempre com ideias e palavras, com um texto escrito que consiga comunicar a ideia. Depois essas palavras podem ser transformadas em imagem, mas a palavra está sempre lá.
  • Muitas vezes os conteúdos de vídeo e fotografia têm conteúdo escrito incluído.
  • Os conteúdos escritos alimentam as redes sociais: qualquer uma delas!
  • Os conteúdos escritos criam autoridade sobre os assuntos.
  • Os conteúdos escritos permitem uma estratégia de SEO que potencia que a sua marca/empresa seja encontrada nos motores de busca.
  • Os conteúdos escritos permitem uma maior e melhor explicação sobre os assuntos.

Depois de perceber a importância do conteúdo escrito, valorize que não é fácil fazê-lo bem. Da mesma forma que existem profissionais da fotografia, do vídeo, do web design, etc, também existem profissionais de marketing especializados em copy writing, em storytelling, em produzir conteúdo escrito. Os conteúdos têm que ser bem escritos, respeitar a correção e tecnicismo do assunto a abordar, ser originais e criativos e ainda ter em conta o fator emocional, que é o que vai diferenciar o conteúdo e fazê-lo criar laços com quem o lê. Juntar palavras será fácil… produzir conteúdos de interesse, que chamem a atenção do seu target e tenham relevância não é assim tão fácil. Mas dá imenso prazer e muito gozo quando os objetivos a que nos propomos são alcançados!

Susana Veloso
Write Ideas

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