A comunicação, nomeadamente a que se faz por meios digitais, nunca fez tanto sentido como agora.
Quatro anos depois de ter lançado o projeto da Write Ideas, o meu sentimento este ano, além de orgulho, responsabilidade e vontade de continuar a trabalhar e evoluir, é um sentimento de dever. O dever de comunicar, de chegar às pessoas, de partilhar a informação. De certa forma, até o dever de fazer alguma companhia e dar algum conforto.
O último ano foi extremamente desafiante, no meu caso, não só a nível profissional, mas também a nível pessoal. Profissionalmente, o trabalho desenvolvido ganhou outra dimensão: essa tal dimensão de dever. Porque a situação que vivemos causada pela pandemia a isso obrigada e a isso nos chama.
Muitas atividades, eventos, iniciativas que aconteciam presencialmente passaram a acontecer online. Com essa realidade, os clientes e projetos que trabalhamos na Write Ideas passaram a ter a necessidade de partilhar todos os seus conteúdos online: as iniciativas, a cultura, a arte, a informação, a comunicação dos terríveis números da pandemia, os produtos ou serviços que desejam vender aos consumidores. Desde as autarquias, às empresas comerciais, passando pelas instituições de caráter social, todos passaram a dar ainda mais valor às ferramentas online, ao marketing digital e às redes sociais.
Se o trabalho nas redes sociais já se revestia de importância, agora passou a ser, muitas vezes, a única forma de chegar às pessoas. Através do digital chegamos a quase todas as pessoas, estejam onde estiverem. E fazemo-lo por profissionalismo, também por gozo (porque se este trabalho não me desse prazer, já tinha escolhido outro caminho) e agora também com o tal sentimento de dever.
Este trabalho encerra em quem o faz tanta coisa: um jornalista, porque informamos; um contador de histórias, porque partilhamos a história do nosso cliente; uma pessoa que muitas vezes está “do lado de cá” das redes sociais para ouvir o outro, fazendo-o sentir-se menos sozinho. O trabalho na comunicação digital é tudo isso e muito mais. É uma forma de receber e partilhar o mundo, mesmo quando o mundo não vai bem.
Quando oiço falar nos malefícios das redes sociais, penso sempre nos showcookings que fiz, levando receitas e sorrisos às pessoas; na informação que transmiti aos munícipes do meu concelho; na forma como aproximei social e emocionalmente pais, crianças, educadoras, professores… E, então, reflito sobre a importância deste trabalho e de como é tão importante sermos humanos ao fazê-lo. E reflito sobre os seus aspetos positivos e o que pode trazer de bom a todos, quando o trabalho é bem direcionado, bem executado, bem gerido.
É uma tarefa desafiante e, muitas vezes, cansativa, até do ponto de vista emocional, mas é um trabalho humano e é isso que me dá muito gozo porque sempre gostei de trabalhar com pessoas e para pessoas. Aqui, estamos sempre a trabalhar para pessoas. Façamo-lo bem!
Muito obrigada pela confiança de todos os que são, de alguma forma, parceiros deste projeto e avancemos a caminho do 5º ano de Write Ideas.
Susana Veloso
Write Ideas